4 perguntas sobre ética para Mario Sergio Cortella

O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella será um dos palestrantes do 9º Congresso ANBIMA de Fundos de Investimento, que acontece nos dias 10 e 11 de maio. No bate-papo abaixo, você saberá um pouquinho como será a apresentação.

Qual é a importância da ética nas relações?

A ética é um conjunto de valores e de princípios que impede a degradação da convivência e a falência dos nossos negócios. É um valor negocial, mas não apenas, no campo dos investimentos. A confiança e a credibilidade são estruturas de apoio na lucratividade. Sem elas, qualquer negócio perde potência.

A ética é diferente quando empregada nas relações corporativas e nas relações pessoais?

Não. A ética propicia uma condição de vida saudável e decente. É um valor de vida. Não há diferenciação do que é um cuidado ético e o que é decência. A ética não é universal, mas também não é individual. Uma pessoa jurídica, uma empresa é feita de pessoas físicas, por isso é importante a ética nos negócios. Em uma organização, partilhamos valores éticos, caso contrário não estaríamos ali. Não há fosso entre indivíduo e corporação.

Hoje em dia, em tempos de maior utilização das redes sociais, os dilemas éticos que o ser humano enfrenta têm mudado?

A ética é histórica, social e cultural. Há valores persistentes como honestidade, por exemplo. O mundo digital trouxe novas situações que não existiam, como o sigilo, a difamação e o assédio moral. Há 20 anos, esses temas não entravam no nosso universo. As redes sociais trouxeram novas formas de relação e potencializaram situações que podem ser benéficas ou maléficas.

O que podemos esperar de sua palestra?

Que seja uma reflexão a partir de ideias essenciais. Ética não é cosmética, uma fachada que se exiba. Em um mundo de informação veloz, isso é demolido com facilidade. Ética é um grande princípio que favorece a perenidade e  a lucratividade. O lema é “não fazemos qualquer negócio”.

Cortella palestrará no dia 10 de maio, às 9h30, logo após a cerimônia de abertura.